PROJETO PÉ NO CATIRA

                                                                               **RELEASE CATIRA BOTAS DE OURO**
                                                    
                                                       **AULAS DE CATIRA**
                    
                                 **AGENDA DE SHOWS**




VOCÊ NÃO PODE PERDER, PROJETO PÉ NO CATIRA VEM AÍ !


E O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO JUNTO À SECRETARIA DA CULTURA. SÃO NOSSOS PATROCINADORES ESTE ANO!

TAMBÉM TEMOS O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE: MAIRIPORÃ-SP, ATIBAIA-SP, ARUJÁ-SP, BRAGANÇA PAULISTA-SP e NAZARÉ PAULISTA!


CIDADES NAS QUAIS IREMOS FAZER A NOSSA OFICINA DE CATIRA, VOCÊ QUE É APAIXONADO PELA CULTURA BRASILEIRA NÃO PODE FICAR FORA DESSA!

VENHA APRENDER A DANÇAR COM A GENTE, TAMBÉM FAREMOS NOSSA APRESENTAÇÃO AO VIVO E A CORES PRA VOCÊS.

ENTRADA GRATUITA PARA TODA A FAMÍLIA !!!


AGENDA DO PROJETO:

- 11/03/2017 - MAIRIPORÃ (SP) - INÍCIO ÀS 16:00 HORAS





- 25/03/2017 - ATIBAIA (SP) - INÍCIO ÀS 14:00 HORAS



- A DEFINIR - BRAGANÇA PAULISTA (SP) - A DEFINIR

- A DEFINIR - NAZARÉ PAULISTA (SP) - A DEFINIR

- A DEFINIR - ARUJÁ (SP) - A DEFINIR
catira-botas-de-ouro
                                                               O QUE É CATIRA?

        O catira é uma dança folclórica brasileira, onde a coreografia obedece ao ritmo do Cateretê, do recortado e da dança individual executado com a parceria de uma dupla de violeiros que dita ou conduz os sapateadores ou catireiros - como gostam de ser chamados- durante a execução. Segundo Mário de Andrade, o catira tem origem entre os índios por volta de 1.563 e adotado pelo Padre José de Anchieta no processo de catequização. Sua maior incidência, e onde é praticado até hoje é nos estados de SP, GO, MG, MT, MS e PR.


PROJETO PÉ NO CATIRA

        Serão oferecidos 05 espetáculos/oficinas de Catira em espaços públicos, sem limite de inscritos, totalmente gratuito a todos, nas cidades de: Mairiporã, Nazaré Paulista, Arujá, Atibaia e Bragança Paulista, com convites especiais a alunos de escolas públicas municipais e estaduais. Será respeitada a acessibilidade aos portadores de deficiências e idosos. 

        Será realizado um bate papo com a plateia falando o que é o catira, suas regras, os tipos de pisos e calçados utilizados e como se encaixa o sapateado ou o batuque como as palmas dentro dos ritmos da moda de viola, dança individual e recortado paulista apresentado pela dupla responsável pela música de condução. Em seguida o grupo fará uma demonstração em uma coreografia de 10 repetições ou 10 voltas mostrando a dança. 

        Na etapa seguinte o mestre condutor e o coreógrafo chamam a plateia para dançar os passos básicos iniciais do catira com várias repetições até a plateia sentir-se segura. Forma se uma grande roda e dança acompanhado dos violeiros uma coreografia de 05 voltas numa dança coletiva. 

        Finalizando com uma coreografia de alta performance e complexidade, somente com o grupo Botas de Ouro (devido a técnica e desempenho físico) para demostrar o quanto o catira pode ser explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário